Catarina Paladini integra Comissão
Especial da Aviação Regional
 


O deputado Catarina Paladini (PSB) foi empossado como titular da Comissão Especial da Aviação, Regional instalada no começo da tarde desta terça-feira (31), no Salão Júlio de Castilhos, no Palácio Farroupilha. O órgão que será presidido pelo deputado Frederico Antunes, irá tratar sobre a situação dos aeroportos do interior do Estado e debaterá as principais alternativas para qualificar as estruturas, possibilitando a ampliação do serviços. Conforme a Infraero, o Rio Grande do Sul conta com nove aeroportos, sendo que apenas quatro são considerados internacionais.

Catarina lembrou que Pelotas conta com um aeroporto reconhecido para voos internacionais e não é utilizado na sua capacidade. “É uma estrutura localizada em uma região polo, que tem potencial para desenvolvimento de projetos importantes e muitas vezes não evolui mais em razão da falta de infraestrutura, especialmente na questão do transporte. O Polo Naval e o terminal de gás, projetado para o porto de Rio Grande são propostas de grande porte e, que se contarmos com um aeroporto em condições de receber esses voos, seremos um diferencial”, afirma.

As questões que envolvem os incentivos à querosene de avião, para estimular os aeroportos regionais também foram lembrados pelo deputado. “Dois, dos três estados da região sul já garantem estes incentivos e o RS precisa ser inserido nesse grupo. Precisamos pensar a aviação no Estado de forma regional, lembrando que o transporte aeroviário é a alternativa para agregar valor à produção em regiões distantes. A comissão irá permitir que o tema seja debatido com órgãos e entidades que tem domínio sobre a realidade desse modal e, certamente conseguiremos construir elementos para avançar a aviação regional no Estado de forma ainda mais efetiva”, afirmou.

O parlamentar salientou que o estado vive um momento positivo, já que tem à frente do Ministério dos Transportes o gaúcho Eliseu Padilha e que está dando atenção especial à pasta da Aviação Nacional. Trata-se de um gestor que tem domínio da atual realidade do Estado, e que já anunciou medidas positivas para o setor. “As medidas anunciadas pelo Programa da Aviação Regional, da Secretaria de Aviação Civil prevê investimentos na ordem de R$ 7,4 bilhões em reformas, ampliação e construção de aeroportos. São informações fundamentais para o desenvolvimento econômico e social dos estados brasileiros”, avalia.

A Comissão Especial da Aviação Regional também foi tema do Grande Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira. Texto: Cristiane Franco - Foto: Juliana Mutti

Comentários