Deputados do PSB são empossados para a 54ª legislatura da AL/RS


Escrito por Saul Teixeira/ PSB/RS


A Assembleia Legislativa realizou sessão solene na tarde deste sábado (31), no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, para a posse dos 55 deputados eleitos e para a instalação da 54ª Legislatura (01/02/2015-31/01/2019). Na ocasião, também ocorreu a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. Indicado pelo PMDB, conforme acordo pluripartidário firmado entre as bancadas, o deputado Edson Brum será o 63º presidente do Parlamento gaúcho desde 1935, data em que o Poder Legislativo do Estado passou a se chamar Assembleia Legislativa.

No parlamento gaúcho, o PSB/RS contará com três representantes, sendo dois estreantes: Elton Weber, que logrou 44.444 votos e Liziane Bayer, com 29.121 votos. Reeleito com 28.855 votos, Miki Breier tomou posse para o terceiro mandato, mas seguirá como secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, função que desempenha desde o início de janeiro, abrindo assim, vaga para o primeiro suplente Catarina Paladini.

Conforme Elton Weber, a busca por investimentos em infraestrutura serão a tônica de seu mandato no parlamento gaúcho. “Ainda temos muitas regiões que sofrem com a falta de estradas transitáveis diariamente, pois quando o tempo não colabora não passa nem o ônibus. Outros temas que precisamos enfrentar é a falta de energia elétrica de qualidade, a comunicação, a internet que precisa ser levada ao campo”, adiantou. Natural de Nova Petrópolis, Weber, 46 anos, é agricultor com forte atuação no movimento sindical, tendo presidido a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag) por sete anos.

Primeira mulher a representar o PSB gaúcho na AL/RS, após 20 anos, Liziane Bayer defende uma maior participação feminina na política e adianta que sua experiência como Pastora será fundamental para o êxito de seu mandato. “Nosso objetivo é construir um trabalho transparente e que busque atender as necessidades da sociedade gaúcha como um todo”. Natural de São Pedro do Sul, Liziane, 34 anos, ganhou notoriedade através do programa de televisão ‘Mulheres que Vencem’, da TV Pampa de Porto Alegre, que aborda temas relacionados à vida da mulher e da família cristã. “As mulheres precisam vencer o preconceito e contribuir para uma nova política”, disse.

Empossado para o terceiro mandato na AL/RS, algo inédito para um político do Vale do Gravataí, Miki Breier, 49 anos, já foi vereador por dois mandatos, vice-prefeito e secretário em Gravataí, além de ter sido secretário também em Cachoeirinha. “Agradeço a cada uma das 28.855 pessoas que deram seu voto de confiança para manter nosso Mandato em Defesa da Vida na Assembleia Legislativa”, disse o socialista que em janeiro foi confirmado Secretário Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). “Nosso principal compromisso à frente da Pasta do Trabalho é a ampliação e o aprimoramento dos programas de acesso da juventude ao mercado de trabalho”, destacou o socialista.

Com a presença de Miki na titularidade da STDS, o primeiro suplente da sigla, Catarina Paladini, 32 anos, assumirá uma das
cadeiras socialistas no parlamento estadual. “Daremos continuidade ao trabalho e aos projetos que já apresentamos, com foco na defesa dos movimentos sociais, dos estudantes e da juventude”, disse o socialista mais jovem da última legislatura e o primeiro deputado do PSB a chegar ao posto de vice-presidente da AL/RS.

Foto da posse: Marcos Eifler/Agência ALRS

Comentários