Catarina propõe a criação de uma Frente Parlamentar de Políticas para Juventude

Por: Alexandre Costa - MTB 7587

Deputado Catarina Paladini

















O deputado Catarina, do PSB, fez o seu primeiro pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, hoje à tarde, 3/2, e aproveitou a oportunidade para informar aos seus colegas sobre a criação da Frente Parlamentar Estadual em Defesa das Políticas Públicas de Juventude. De acordo com o deputado socialista, a Frente será um organismo suprapartidário, que terá como objetivo fomentar o debate e construir propostas relacionadas às temáticas de interesse deste segmento da sociedade. Catarina enfatizou que seu mandato será construído pelos sólidos pilares do companheirismo, transparência e da boa política. “Nosso mandato está ligado aos movimentos sociais e populares, principalmente à juventude. Meu gabinete está de portas abertas à população gaúcha”.
A Frente deverá proporcionar interação entre sociedade e as mais diversas instituições. “Nosso intuito é abrir fóruns de discussão abordando a realidade do jovem no estado do Rio Grande do Sul, discutir as políticas governamentais para este segmento e suas possibilidades, a exemplo das políticas nacionais já em fase avançada de discussão e implementação no país”, explicou. Catarina lembrou que a Frente terá como meta garantir a execução da Conferencia Estadual de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude em defesa de um debate programático, visando facilitar e fortalecer a criação de frentes parlamentares municipais. “A Frente será um instrumento para que esta Casa esteja presente nestas e em outras discussões, assegurando seu papel de protagonista ao lado de diversos atores sociais na luta por políticas públicas voltadas para os jovens”, advertiu.

Espaços tímidos
Em seu pronunciamento, o deputado afirmou que os espaços destinados à Juventude, dentro da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, ainda são tímidos. “Precisamos ampliar os espaços e temos certeza que o governo estará atento a esta questão que merece muita sensibilidade no sentido de reverter este quadro”. O deputado acredita que é preciso implementar também no Rio Grande do Sul políticas de juventude existentes em âmbito federal. Ele citou como exemplo os programas primeiro emprego e as iniciativas de combate à drogadição.

Agradecimentos
Catarina agradeceu os votos que recebeu dos eleitores de Pelotas e de todos os municípios do Rio Grande do Sul, mas principalmente dos bairros Fragata e Guabiroba. Também citou o apoio que teve da família, dos amigos, de filiados, simpatizantes e militantes do Partido Socialista Brasileiro. “Quero agradecer a forma calorosa como fui recebido pelos parlamentares desta Casa, independente da sigla, da mesma forma que agradeço ao PSB por ter acreditado no meu potencial. Ao deputado federal Beto Albuquerque, atual secretário estadual da Infraestrutura e Logística, por ter sido um grande parceiro nesta caminhada”, disse. Catarina também aproveitou a oportunidade para saudar seus colegas de bancada, Miki Breier e Heitor Schuch.

Comentários