Catarina participa do “It’s Mais”, da Rádio Guaíba

Por: Alexandre Costa - MTB 7587

O deputado Catarina, do PSB, concedeu entrevista ontem, segunda-feira à noite (7/2),  à Rádio Guaíba, programa “It´s Mais”, apresentado pela jornalista Marcela Panke. Ele ressaltou a importância de ampliar os espaços para a juventude na sociedade. Também falou sobre a sua trajetória na política, desde o trabalho iniciado junto aos movimentos sociais e comunitários até a sua eleição como deputado. “Sempre acreditei na política como forma de transformação da sociedade, participei do movimento estudantil, fui candidato a vereador em Pelotas por duas vezes. Em 2004, fiquei com a primeira suplência. Já em 2008, obtive quase sete mil votos, sendo o segundo mais votado.. Porém, não pude assumir em função do coeficiente eleitoral”, disse.
 
Catarina ressaltou ainda algumas de suas iniciativas como deputado, na primeira semana na Assembleia Legislativa. “A criação da Frente Parlamentar para a Juventude vai possibilitar reunirmos as lideranças de diversas entidades ligadas a este segmento, com o objetivo de levantar demandas, necessidades e formular propostas para o setor. Também estamos desenvolvendo projetos direcionados às crianças e aos adolescentes acolhidos pela Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul”, explicou.
 
O deputado Catarina conclamou a juventude a participar das etapas municipais e estadual do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). “Quem tiver interesse de participar deve ficar atento para as datas", advertiu.
 
Ampliação de espaços
Catarina também ressaltou a importância de ampliar os espaços de participação da juventude na sociedade. “Houve uma evolução neste sentido, principalmente se analisarmos que durante as “Diretas Já” os jovens estavam presentes nas ruas, mas eram representados nos palanques, durante os comícios, por políticos tradicionais, como Ulisses Guimarães, por exemplo”, observou. O deputado afirmou que nos anos 90, no “Fora Collor”, a juventude esteve presente de forma mais ativa, saindo às ruas e conquistando espaços, inclusive no parlamento. “O governo Lula representou um avanço significativo, principalmente com a criação da  Secretaria Nacional para a Juventude. Aqui no estado, ainda temos uma participação modesta no governo, com a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para a Juventude. Precisamos ampliar os espaços de participação” , analisou.

Comentários