Miki: audiência aponta educação, cultura e esporte para combater as drogas


Mais 100 pessoas participaram da audiência pública da Comissão Especial de Prevenção às Drogas, realizada na tarde de segunda-feira (24), em Cachoeirinha. Solicitada pelo relator, deputado Miki Breier (PSB), a reunião contou com a presença do prefeito municipal, Vicente Pires (PSB), do presidente da Câmara, João Tardeti (PSB), do presidente da Comissão, deputado Kalil Sehbe (PDT) e da promotora de Justiça, Caroline Vaz.
Segundo Miki, o município de Cachoeirinha é um exemplo a ser seguido por tudo que tem realizado tanto na questão da prevenção às drogas, quanto na recuperação dos dependentes. “Normalmente trabalha-se apenas as consequências e a prevenção fica esquecida. Isso não pode acontecer! Precisamos prevenir, começando em casa, com as drogas lícitas. A grande parte das pessoas que entraram no mundo das drogas começou em casa, com a família, tomando uma caipirinha no final de semana”, explicou.
De acordo com o deputado, o objetivo da Comissão é fazer com que o estado debata a prevenção. “O turno inverso à escola, oferecendo atividades culturais e esportivas, é uma ótima medida, pois ocupa o tempo ocioso de crianças e adolescentes evitando que fiquem pelas ruas, influenciados por más companhias”. O projeto Música, Ação, Inclusão foi citado pelo deputado como um exemplo que deu certo em Cachoeirinha. “Mais de 1300 crianças são atendidas aqui no município”, destacou. Miki lembrou também o convênio da Prefeitura com uma Comunidade Terapêutica para tratar os dependentes químicos.
Na mesma linha, o prefeito Vicente Pires afirmou: “oferecer educação, cultura e esporte é tudo o que o governo pode fazer para salvar a juventude do mundo das drogas”. Segundo ele, a porta de entrada da juventude nas drogas tem sido o álcool. “62% da população de 10 a 65 anos já experimentaram ou consomem álcool”, justificou. Para a Procuradora Caroline Vaz, “a droga chega onde o Poder Público e a família não estão presentes. Ela consegue substituir as pessoas idôneas em quem as crianças e adolescentes deveriam se espelhar”, afirmou.
A audiência pública contou com palestras de representantes de quatro secretárias de Estado: Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Justiça e do Desenvolvimento Social. Na oportunidade, foi abordado o que cada órgão tem feito para prevenir e combater o uso de drogas.

Comentários