DEPUTADOS ESTADUAIS

Conheça a história dos nossos Deputados Estaduais:



DEPUTADO ELTON WEBER

Um mandato para a agricultura familiar

Eleito com 44.444 votos em 448 municípios gaúchos, Elton Weber chega à Assembleia Legislativa carregando as bandeiras da agricultura familiar. De família de agricultores de Pinhal Alto, comunidade de Nova Petrópolis, Weber cresceu em uma pequena propriedade com os pais e os três irmãos. Em 2002, casou-se com Rosângela, com quem teve dois filhos: Pedro, 14, e Paula, 11. 

Logo cedo, aos 19 anos, ganhou o mundo. Foi para a Alemanha onde formou-se Técnico em Agricultura e Pecuária. Voltou dois anos depois, em 1990, década que marcaria seu ingresso no movimento sindical. Entre 1994 e 2003, comandou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café. Durante a caminhada, foi conselheiro da Cooperativa Sicredi Pioneira, por 21 anos, e conselheiro e vice-presidente da Cooperativa Piá, por 17 anos. 

Em 2003, com a trajetória consolidada no interior do RS, chegou à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), onde exerceu o cargo de diretor por 12 anos, até janeiro de 2015 - oito deles na presidência.

Como deputado pretende usar toda a sua experiência e conhecimento acumulados para melhorar a vida dos agricultores familiares. Planeja melhorar a infraestrutura para o meio rural e criar programas que incentivem a permanência do jovem no campo. A lista é extensa: estradas, segurança, comunicação - como acesso à internet -, e qualidade da energia elétrica. Para os jovens, as propostas passam pela educação, com o incentivo da permanência no meio rural, com a implantação de programas e de uma escola com proposta pedagógica voltada para o campo.

Clique aqui para ir para a página do Deputado Elton Weber.




DEPUTADO DALCISO OLIVEIRA 

 Um mandato pelo vale do Paranhana

O empresário do setor calçadista Dalciso Eberhardt Oliveira, 44 anos, conquistou pela primeira vez uma cadeira no Parlamento gaúcho pelo PSB. A partir de uma campanha realizada especialmente no Vale do Paranhana, ele obteve 26.765 votos.

Natural de São Francisco de Paula, assumiu pela primeira vez a vereança em Igrejinha em 2000, repetindo o feito em 2004 e 2008. Em três oportunidades, presidiu a Câmara de Vereadores daquele município. Posteriormente, em 2012 e em 2016, elegeu-se vice-prefeito.

Dalciso Oliveira levanta a bandeira da valorização do Vale do Paranhana com apoio à atividade econômica e turística da região. Uma das propostas que pretende defender no Parlamento gaúcho é a do incremento dos incentivos fiscais para que o setor coureiro-calçadista do Rio Grande do Sul recupere posição de destaque no mercado. A retomada da geração de emprego e renda é outra proposta que figura entre as suas prioridades

O deputado eleito é um adepto da concepção de Estado eficiente e moderno. Para ele, é preciso reduzir o tamanho da máquina pública e priorizar áreas essenciais. Embora aceite a prorrogação das atuais alíquotas de ICMS por mais dois anos para manter as estruturas públicas em funcionamento, defende que, passado este período, os percentuais originais sejam restabelecidos. “Não há como alavancar o crescimento econômico num ambiente em que prevalecem altas taxas de tributos. Rever a questão tributária é fundamental para a retomada do desenvolvimento”, acredita.

Na sua avaliação, o Brasil iniciará em 2019 um período de boas perspectivas, especialmente, se a confiança na economia for retomada. “Instalado o novo governo, precisamos dar um tempo para a maturação das ações, e veremos que tudo se encaminhará a bom termo”, pondera.

Em relação ao futuro do Rio Grande do Sul, ele recomenda mais cautela. “Temos um Estado ineficiente, que gasta muito para o tamanho de sua receita. Temos que privatizar o que dá prejuízo ou não funciona, manter o que é essencial e adotar uma gestão enxuta, nos moldes do setor privado”, preconiza.

Clique aqui para ir para a página do Deputado Dalciso Oliveira






DEPUTADA FRANCIANE BAYER

Um mandato em defesa da família

Franciane Bayer Muller, 31 anos (9/10/87), conquistou seu primeiro mandato de deputada estadual. Natural de Santa Maria, é bacharel em Direito, casada, mãe e cristã. Tem o compromisso de atuar alinhada aos princípios da fé, da família e da vida, e pretende dar continuidade ao trabalho da irmã, a pastora e deputada estadual Liziane Bayer, eleita em 2018 para uma vaga na Câmara dos Deputados, e a quem considera uma referência de liderança feminina na sociedade e na política.
Além dos princípios cristãos e da família, Franciane defenderá pautas referentes à saúde da mulher, trânsito seguro, empreendedorismo, educação e sustentabilidade. Ela defende uma política anticorrupção, voltada para o desenvolvimento e valorização do ser humano. “Ainda não construímos nenhum projeto específico. Vamos dar continuidade às pautas e bandeiras que já vêm sendo tratadas pelo mandato da Liziane. Ao mesmo tempo, vamos iniciar a discussão sobre as primeiras iniciativas legislativas que desencadearemos”, anuncia a parlamentar eleita.

Uma das propostas das irmã, que não chegou a ser votada na atual legislatura e que poderá ser recuperada por Franciane, é o Projeto de Lei 323/2015, que trata da legislação referente a pessoas com deficiência.

Franciane demonstra otimismo em relação ao cenário que se desenha no Rio Grande do Sul e no Brasil com a eleição de Eduardo Leite e Jair Bolsonaro. “O Rio Grande e o Brasil têm tudo para avançar. Além da eleição do novo governador e do novo presidente, houve uma grande renovação na Assembleia Legislativa e na Câmara. Acredito que esta energia produzirá avanços lá e aqui”, aponta.

Franciane fez 40.317 votos. As maiores votações ocorreram em Porto Alegre (3.834 votos), Caxias do Sul (1.812 votos), São Pedro do Sul (1.585 votos) e Pelotas (1.399 votos).


Clique aqui para ir para a página da Deputada Franciane Bayer.