Grupo de trabalho do javali realiza sua primeira reunião





O grupo de trabalho da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa criado no último dia 26 para colaborar na eliminação de obstáculos que impedem o controle eficiente do javali no Estado realizou, nesta quarta-feira (9), sua primeira reunião. Coordenado pelo deputado estadual Elton Weber, o grupo colheu sugestões de sindicatos de trabalhadores rurais de Caxias do Sul, Restinga Seca e Santa Maria, e recebeu novas demandas de controladores e entidades ligadas ao setor primário. Os documentos nortearão os próximos passos. Uma nova reunião ocorrerá no prazo de 15 dias.


Com presença do Ibama, secretarias estaduais, Brigada Militar, ACSURS, Famurs, Fecoagro e Fetag-RS a reunião levantou novos pontos preocupantes, como a taxa de abate do javali solto no campo. Segundo Gilmar Bach, ligado à entidade de caçadores, o valor cobrado dos controladores é de R$ 55 por animal, um desestímulo ao controle da praga que prejudica a agricultura, o meio ambiente e ameaça a sanidade animal.


Durante a teleconferência, a superintendente do Ibama no Estado, Claudia Costa informou que o instituto está organizando uma reunião com a Brigada Militar para unificar o conceito de maus tratos dos cães utilizados na caça do animal silvestre.




"Estamos trabalhando para que o javali seja o perdedor deste jogo, não os agricultores, nem o meio ambiente", explicou Weber. De acordo com o deputado, a falta de uniformização das regras e da sua aplicação estão entre os principais fatores do descontrole populacional do javali no Rio Grande do Sul. Presente à reunião, o Tenente-Coronel Vladimir Rosa, do Comando de Polícia Militar Ambiental da Brigada Militar, disse que a orientação é que as operações tenham um olhar flexível respeitando os limites legais.


Comentários