Weber integra Frente em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco



Com objetivo de colaborar para a construção de políticas públicas de fomento, assistência técnica e assegurar um preço mais justo pela matéria-prima na cadeia produtiva do fumo, será instalada, na quinta-feira (3), a Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco da Assembleia Legislativa. O evento virtual ocorrerá a partir das 19h com participação de autoridades e lideranças do setor. Com apoio de 22 deputados estaduais, a Frente trabalhará para cerca de 74 mil famílias de fumicultores no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, os deputados se organizam para seguir o exemplo gaúcho e lançar também a sua Frente.

Integrante do colegiado, o deputado Elton Weber promete ser atuante e já após a instalação encaminhará o documento resultante da audiência pública comandada por ele em julho e que discutiu estratégias para a safra de fumo 2020/2021 que, neste momento, encontra-se na etapa de elaboração dos custos de produção. Na safra encerrada recentemente, o cenário foi de frustração dos agricultores com a classificaçõ de produto feita pelas indústrias e os baixos preços pagos pela matéria-prima. “Pretendemos trabalhar de forma permanente para que não haja abandono da atividade, para que se fortaleça o sistema de integração e se garanta uma remuneração mais justa para o agricultor", reafirmou Weber.

Coordenada pelo deputado Zé Nunes, a Frente Parlamentar encaminhou ao Ministério Público a sugestão de investigação de possível descumprimento da Lei da Integração n°13.288/2016, o que tem ocasionado perdas para os agricultores que produzem tabaco. Segundo o parlamentar, outra iniciativa tem sido o estímulo à criação de Frentes municipais, bem como a ocupação dos espaços do produtor na Câmara Setorial do Tabaco, como forma de garantir mais instrumentos de fiscalização da legislação em vigor no país.

Comentários