Weber assume vice-coordenação da Frente em Defesa do Tabaco


O deputado Elton Weber (PSB) será o 1º vice-coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (3), durante a instalação virtual da Frente pelo coordenador, deputado Zé Nunes (PT). No total, 22 dos 55 deputados estaduais integram o colegiado. O objetivo é construir propostas de políticas públicas de fomento, assistência técnica e garantir preço remunerador. Dentre as autoridades, participaram da instalação o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, e o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti.

Weber destacou a importância econômica e social do tabaco no Rio Grande do Sul. A atividade envolve cerca de 74 mil famílias em 220 municípios com área de cultivo aproximada de 130 mil hectares. "A fumicultura é uma das atividades que tem conseguido promover a diversificação e a sucessão rural. Nesta última safra, tivemos grandes problemas de comercialização que precisam ser resolvidos. Muitos agricultores ainda estão com fumo estocado em seus galpões, que as empresas não compraram. Temos ainda pela frente a discussão do preço do fumo, da mesma forma como o custo de produção, ambos eram feitos em conjunto entre produtores e indústrias e isso não tem mais acontecido", enumerou.

O deputado também aponta problemas externos que precisam ser equacionados ao citar a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Conferência das Partes (COP). "São iniciativas que vão contra o produtor de fumo e a produção de tabaco. Este tema certamente terá espaço na nossa Frente."

O parlamentar chama a atenção para outros fatores prejudiciais não só para a fumicultura, mas para os municípios e o Estado, que é o contrabando internacional de cigarro. E alertou para novos problemas no horizonte. "A própria reforma tributária nacional e também a estadual vão ter incidência sobre o setor, com mais tributos sobre a fumicultura. Certamente, trabalho não vai faltar nesta Frente Parlamentar", concluiu Weber.

Texto: Patricia Meira 


Comentários