Deputada Franciane reúne-se com técnico da AEJE para apresenta Lei de incentivo ao futebol feminino


A deputada estadual Franciane Bayer (PSB) participou de uma videoconferência com o técnico da Associação Esportiva João Emílio (Aeje) de Candiota, Cléo Luiz Lopes Moura, e atletas do time, na tarde desta quinta-feira (16). O objetivo do encontro foi explicar a Lei de sua autoria que pretende fomentar e incentivar o futebol feminino em todo o Estado. A nova Lei, sancionada pelo governador Eduardo Leite em dezembro de 2019,  determina que as entidades da administração pública, ao patrocinarem o futebol profissional, deverão destinar 5% (cinco por cento) para que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) incentive e organize competições de futebol feminino. "A aplicação dos valores ficará sob responsabilidade da Federação que poderá, por exemplo, efetuar o pagamento de hospedagem, transporte e alimentação das atletas durante as competições", explicou Franciane ao lembrar que o projeto já havia sido apresentado na legislatura passada por sua irmã, então deputada estadual Liziane Bayer.



A deputada explicou que o próximo passo é a regulamentação da Lei. “Com a pandemia e a troca do secretário do Esporte, a regulamentação ainda não ocorreu, mas estamos trabalhando para que o próximo ano inicie com o apoio financeiro necessário para os campeonatos”. Franciane destacou, ainda, que este é o “ponta pé inicial para valorização da modalidade que vem crescendo nos últimos anos e carece de investimentos público e privado. Queremos que o futebol feminino desponte, em especial os times do interior que não têm as mesmas oportunidades".


Também participaram da videoconferência o coordenador da FGTAS/SINE e articulador da reunião, Maicon Rodrigues, o assessor parlamentar da deputada federal Liziane Bayer, André Kisuco, e as atletas Keise Lucena de Oliveira, Flaviane Peres, Ivenin Schumacher Cavalheiro de Morais e Ingrid Orestes.





Comentários