Weber acompanha comitiva da Alemanha em agendas no Estado


O deputado estadual Elton Weber (PSB) acompanhou, nesta quinta-feira (7), em audiências na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini, a comitiva de mais de 50 lideranças políticas e civis da Região do Hunsrück, estado da Renania Palatinado, na Alemanha, de onde migraram milhares de pessoas para o Rio Grande do Sul a partir de 1824. Em 2009, os dois estados assinaram um termo de parceria.


Formado por deputados, prefeitos, vereadores, empresários e profissionais da área da saúde e educação, o grupo foi recebido pelo governador Eduardo Leite e pelo presidente da Assembleia, Luís Augusto Lara (PTB). A comitiva visitará ainda os municípios de Marata e Nova Petrópolis, onde irá conhecer creches, escolas, câmaras de vereadores e prefeituras.

Fluente no idioma dos convidados, o deputado marcou as agendas em Porto Alegre e mediou o diálogo, além de expor um pouco sobre a economia gaúcha, o funcionamento do parlamento e o projeto de desenvolvimento do etanol entregue por ele nesta manhã ao governador. “Fiquei muito contente em poder retribuir toda a atenção que o povo alemão me dispensou quando estagiei naquele país nos anos 80 e também de ter a oportunidade de mostrar a eles agora um pouco do que os imigrantes fizeram para colaborar com o nosso Estado”, disse Weber.

O presidente da Assembleia Legislativa disse que a comitiva visita o Estado num momento em que o Rio Grande do Sul se abre para investimentos externos e internos com objetivo de fomentar parcerias e negócios. Lara também falou sobre a importância dos alemães para o Estado. “A Alemanha é, para nós, uma das matrizes da formação do nosso povo.”

Num gesto de agradecimento, o grupo presenteou os deputados e o governador com vinhos produzidos na região do Hunsrück, numa demonstração de que o país não produz apenas cerveja, cartão de visita da Alemanha pelo mundo.

Texto: Patricia Meira

Comentários