Deputados visitam o maior centro de formação em oncologia pediátrica no RS


Nesta quarta-feira à tarde, dia 27 de novembro, os deputados estaduais membros da Comissão Especial do Câncer Infantil e Adolescente no RS fizeram visita técnica ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre em suas alas de oncologia pediátrica. A comitiva se compôs com o presidente da comissão, deputado estadual Dr. Thiago Duarte (DEM) com a relatora deputada Franciane Bayer (PSB), com o presidente do Instituto do Câncer Infantil, Dr. Algemyr Brunetto e com o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, Dr. Cláudio Galvão. A  comissão é formada ao todo por 11 deputados titulares e outros 11 suplentes. 


Os parlamentares, assessores e secretários assistiram a uma apresentação conduzida pelo Dr. Lauro Gregianin. “O HCPA é maio centro de formação em Oncologia Pediátrica no RS. Temos agora 26 residentes, nossa atividade é calcada no tripé ensino, assistência e pesquisa. Temos plenas condições de atender crianças de 0 a 18 anos de idade para qualquer tipo de neoplasia. Precisamos que as unidades de atendimento básico prestem mais atenção aos sinais precoces da doença”, explicou o Dr. Gregianin. “Acolhemos 42 casos novos por mês, 90% deles pelo SUS” completou Gregianin. Também acompanharam a reunião as doutoras Beatriz Schaan e Mariana Michacowski.

Atenção aos primeiros sinais

“O câncer mais frequente entre crianças é a leucemia, cujos primeiros sinais é o inchaço de glândulas no pescoço, sangramento no nariz, febres sem uma razão aparente, manchas no corpo em áreas incomuns, como nas costas e peito; e dor de cabeça associada ao vômito, entre outros sintomas. Estes sinais devem ser avaliados por um médico pediatra,” destacou a oncologista pediátrica Mariana Michacowski. O diagnóstico precoce é determinante para o sucesso no tratamento das oncologias infantis, “dias e semanas fazem muita diferença no caso do câncer infantil”, alertou Dr. Thiago Duarte. “Um dos grandes problemas é olhar e tratar a oncologia infantil como se trata a oncologia adulta. O câncer infantil tem que ter uma linha de cuidado diferente,”  frisou o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, Cláudio Galvão.

Próximas visitas

Na semana passada os deputados visitaram o HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria), e nesta quarta-feira (27) estiveram no HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre). O plano de trabalho prevê a vista a todos os sete centros de referência em oncologia pediátrica do RS. Já foram feitas três destas visitas a hospitais que são referência em oncologia pediátrica. Semana que vem serão visitados o GHC (Grupo Hospitalar Conceição) e o HSL (Hospital São Lucas).

Texto: Luciano Medina / Foto: Ariel Pedone

Comentários