Deputados aprovam inclusão de Caxias, Farroupilha e São José do Hortêncio na Região das Cervejarias Artesanais


O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (26), por 48 votos a zero, o Projeto de Lei 244/2019, de autoria do deputado Elton Weber, que inclui os municípios de Caxias, Farroupilha e São José do Hortêncio, na Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, com objetivo de fomentar e ampliar a produção, além de estimular o turismo.


Os deputados Carlos Búrigo, Fran Somensi e Tiago Simon subscrevem o projeto. O texto altera a Lei 15.098, de 4 de janeiro de 2018, de autoria de Weber e que instituiu a Região, composta pelos municípios da Rota Romântica mais Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real. A matéria segue agora para o governador Eduardo Leite, que tem o prazo de 30 dias para sancionar ou não o texto. Em caso afirmativo, a Região passará a contar com 25 municípios.

Segundo Weber, as cidades possuem uma atividade fortemente cervejeira e se beneficiarão com a medida, que atualiza o projeto original de criação da rota. "Ficamos bastante satifeitos com a aprovação, região tradicionalmente conhecida pela produção de vinhos, a Serra agora começa a se consolidar também como um dos principais polos cervejeiros do Brasil.

O deputado lembrou a parceria com o vereador Alberto Meneguzzi (PSB), de Caxias do Sul, autor da sugestão da inclusão de Caxias. O município encerrou 2018 com 16 cervejarias, segundo levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura. É a terceira cidade com mais fábricas de cerveja do país, ficando atrás apenas de Porto Alegre e Nova Lima (MG).

Texto: Patricia Meira

Comentários