Deputada estadual Franciane Bayer cumpre agenda em São Gabriel


A deputada estadual Franciane Bayer (PSB) visitou o município de São Gabriel nesta quinta-feira (07). As agendas iniciaram com a participação da parlamentar na sessão plenária da Câmara de Vereadores de São Gabriel, onde foi recepcionada pelos vereadores Rossano Farias (PSB) e Adão Santana (PTB) e pelo presidente do partido Vanderlei Rangel. Na oportunidade, Franciane prestou contas do mandato e destacou a importância da proximidade com a população e a realidade dos municípios. “Nós, parlamentares, precisamos estar atentos à realidade das pessoas para não sermos pautados somente pelo que sai na mídia.” O pastor Santiago Gomes da Igreja da Graça também prestigiou a sessão.


Logo após, acompanhada do vereador Rossano, do presidente da sigla e do pastor Santiago, a deputada Franciane Bayer visitou o Hospital Santa Casa de Caridade, onde conheceu as instalações da instituição, em especial as alas da nefrologia e da oncologia. Ela destacou a necessidade de atualização da tabela SUS e afirmou que irá a Brasília nos próximos dias para entregar os encaminhamentos de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa para tratar do assunto. "Minha irmã, deputada federal Liziane Bayer, integra o grupo de trabalho que trata do tema na Câmara Federal. Nossa ideia é contribuir com o debate para encontrarmos uma solução para a defasagem dos valores da tabela, que onera os hospitais e prejudica o atendimento à população", disse. Ela explicou que como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Nefrologia, deparou-se com a dificuldade que as clínicas nefrológicas enfrentavam para manterem os tratamentos, em razão da defasagem da tabela do SUS. Constatou ainda que o problema não se restringia a essas clínicas, mas dizia respeito a todos os hospitais, uma vez que há 17 anos a tabela não tinha reajuste.

A ala da nefrologia do Hospital, segundo relato dos gestores, atende 100% pelo SUS, sendo que os valores repassados não cobrem nem a metade dos serviços. O Hospital é a única opção para realização da hemodiálise, se não pudermos oferecer o serviço os pacientes terão que se deslocar a Santa Maria ou Bagé, que são os centros mais próximos", destacou Carlos Machado, do setor de controladoria do Hospital.

Texto: Fabiana Calçada / Fotos: Adriana Schnitzer

Comentários