CCJ aprova projeto de Weber que valoriza cadeia produtiva da erva-mate


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia (CCJ) Legislativa aprovou, nesta terça-feira (5), parecer favorável ao Projeto de Lei 80/2017, de autoria do deputado Elton Weber, que valoriza a cadeia produtiva do chimarrão. O texto é subscrito pelos deputados Ronaldo Santini e Vilmar Zanchin, além dos ex-deputados Juliano Roso e Missionário Volnei.


O projeto altera a Lei 11.929, de 20 de junho de 2003, instituindo que no Dia do Chimarrão, 24 de abril, haverá a “Mateada de Integração Gaúcha” na Assembleia Legislativa. O projeto também cria uma premiação para a cadeia produtiva. A homenagem prevê a entrega de troféus as três melhores ervateiras que se distinguirem pela qualidade e aceitação do produto, os três melhores produtores e os três melhores viveiristas de erva-mate do Estado.

“A atividade de produção da erva-mate é uma vocação natural dos gaúchos, chimarrão e churrasco fazem parte da cultura do nosso Estado, ultrapassando fronteiras, então nosso projeto é um reconhecimento mais do que oportuno, são nossos cartões de visita”, justifica Weber.

Após aprovação na CCJ, o projeto segue agora para as comissões de mérito. O deputado entrará com pedido de preferência para que o texto seja analisado pelo Plenário ainda neste ano.

Texto: Patricia Meira

Comentários