PL que incentiva o futebol feminino é pauta de audiência pública em Cruz Alta


Com a presença de atletas, treinadores, árbitros de futebol e lideranças locais, a Câmara de Vereadores de Cruz Alta promoveu, na noite desta quinta-feira (26), uma audiência pública para debater o Projeto de Lei 51/2019, da deputada estadual Franciane Bayer (PSB), para incentivar o futebol feminino no Estado. Presente na atividade, proposta pelo vereador Vinicius Carvalho, juntamente com o presidente da Câmara, vereador Everlei Martins, a parlamentar explicou a proposta, que prevê que do valor do patrocínio já dado pelas empresas públicas do Estado ao futebol profissional, 5% (cinco por cento) seja destinado para o desenvolvimento do futebol feminino.



Segundo Franciane, nos últimos anos os clubes de futebol têm recebido patrocínio de empresas públicas. No entanto, apesar do futebol feminino ser cada vez mais praticado no país, não há políticas públicas voltadas para o seu desenvolvimento, que carece de apoio público e privado. “A destinação de 5% do patrocínio recebido por uma agremiação esportiva para que a Federação de Futebol invista e estimule a prática do futebol feminino dará início a uma valorização da modalidade e, com certeza, a novas propostas e ideias que se somarão ao presente projeto, em prol de desenvolvimento do futebol feminino gaúcho”, justifica.

Na ocasião, Franciane Bayer conheceu a história e os projetos sociais do grupo de futsal Associação SI Cruz Alta. Também foi levantada a necessidade de ampliar o benefício para o modalidade de futsal feminino e outros esportes voltados a mulheres. A deputada se comprometeu em estudar a possibilidade de uma legislação mais abrangente que contemple outras categorias, tendo em vista que é preciso fomentar o esporte feminino que enfrenta preconceito desde a idade escolar.

O PL 51/2019 já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e aguarda parecer na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.


Estiveram presentes o vereador Everlei Martins, o chefe de gabinete do vereador Vinícius Carvalho (PSC), Marcelo Ribas, e o vereador Joca Bonaldi (PDT).

Texto: Fabiana Calçada

Comentários