Em nome da bancada do PSB, Franciane presta homenagem à Semana da Pátria


A deputada estadual Franciane Bayer representou a bancada do PSB na Sessão Solene desta quarta-feira (4), alusiva à Semana da Pátria. Em sua homenagem, a parlamentar fez uma reflexão sobre a importância do estado democrático de direito e da preservação da democracia. Franciane citou a Constituição Federal, para lembrar que a democracia não se traduz apenas no direito ao voto, que também está “destinada a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias”.
A parlamentar também convidou os presentes a refletirem sobre cidadania. "A cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado, sendo que o direito de um cidadão implica em uma obrigação a outro cidadão.  Aos poderes executivo, legislativo e judiciário, cabe assegurar o exercício desses direitos. No entanto ainda temos um longo caminho a trilhar neste sentido".

Por fim, a deputada afirmou que mais importante que discursos e homenagens à independência da nação, está a necessidade de "arregaçar as mangas e trabalhar pela garantia do exercício da cidadania, seja como parlamentares ou como cidadãos e cidadãs brasileiros".

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Ariel Pedone

Comentários