Deputado sugere campanha de divulgação sobre direitos do consumidor de seguro veicular


Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Elton Weber (PSB) recebeu, nesta quarta-feira (18), o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor RS), Ricardo Pansera; O diretor presidente do Sindicato das Seguradoras do RS, Guacir Bueno; e a assessora de Relações Institucionais da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Complementares e Capitalização (CNseg), Mayara da Silva Gama, dando prosseguimento a reuniões setoriais que dão continuidade ao trabalho desenvolvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Seguradoras Veiculares da Assembleia Legislativa.


No encontro, o deputado propôs a criação de uma campanha de esclarecimento dos direitos do consumidor ao contratar um seguro veicular no Estado. A intenção é dirimir dúvidas e chamar a atenção a itens que as pessoas desconhecem por não lerem os contratos, como as regras de reposição de peças e a definição de oficinas em caso de sinistro. Na sequência, Weber conversará sobre o assunto com DETRAN, Ministério Público, Procon e Abraesa.

Os participantes do encontro demonstraram receptividade em participar da iniciativa e relataram a atual situação do mercado de seguros. De acordo com Bueno, no ano passado foram feitas 250 mil operações de reparo no Estado, que representa 7% do mercado nacional. Já Ricardo Pansera relatou que quando mais informação houve, melhor para os clientes atendidos por 10 mil corretores no Rio Grande do Sul. Segundo Mayara da Silva Gama a digitalização dos contratos avança rapidamente no Brasil por isso será importante que a campanha também seja eletrônica.

Texto: Patricia Meira / Foto: Thaís Gonçalves

Comentários