Deputada defende a valorização da vida em Seminário sobre suicídio e automutilação


"O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior índice de suicídios e pra acabar com esta epidemia precisamos estar atentos ao próximo, falar sobre o assunto e agir". A afirmação é da deputada estadual Franciane Bayer (PSB), presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio, durante a abertura do Seminário sobre Suicídio e Automutilação na Infância e Adolescência, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com Assembleia Legislativa, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, presidida pelo deputado estadual, Elizandro Sabino.


Na abertura, que contou com a presença de autoridades ligadas ao tema, como a deputada federal Liziane Bayer que trata da pauta em nível federal, Franciane reiterou a importância de capacitar a rede de atendimento e afirmou que o maior desafio é encontrar a maneira mais adequada de abordar o assunto. "Suicídio e automutilação sempre foram tabus na sociedade, mas não falar sobre isso não tem dado certo e os números associados ao problema só têm crescido. Todos os debates promovidos são muito importantes para que juntos possamos encontrar a maneira mais apropriada de falar e agir.”

Uma das alternativas, na avaliação da deputada, tem sido focar na valorização da vida e na importância de cada indivíduo para a sociedade. “Por meio da Frente Parlamentar trabalhamos com duas linhas de ação: na capacitação da rede e na valorização da vida", disse ao destacar a importância de se estar atento ao problema em todos os meses do ano e não apenas durante o Setembro Amarelo. Franciane Bayer defendeu, ainda, a necessidade de resgatar os valor da família e de participar de forma mais presente da vida das crianças e adolescentes.

O Seminário, realizado noauditório da OAB/Cubo, abordou o enfrentamento e combate de questões, envolvendo a automutilação e o suicídio infanto-juvenil, buscando o aprofundamento do assunto por especialistas da área, objetivando fomentar as atitudes essenciais para prevenção e intervenção e difundindo ações de cuidado integral a crianças e adolescentes. 

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Divulgação

Comentários