Políticas públicas de transplantes de órgãos é pauta de reunião na Secretaria da Saúde



Os deputados da Frente Parlamentar de Estímulo a Doação de Órgãos, Franciane Bayer (PSB) e Fábio Branco (MDB), e a direção da ONG ViaVida, reuniram-se com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, nesta terça-feira (13), para tratar da doação de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul.


Os gestores estaduais ouviram as sugestões para melhorar os índices de transplantes realizados no Estado e enfrentar os desafios. “Estamos hoje em sexto lugar entre os estados brasileiros em doações de órgãos, já fomos o primeiro. Queremos trabalhar junto a secretaria da Saúde para voltarmos a ser referência. Esta é uma nova façanha que estamos empenhadas”, disse a vice-presidente da Viavida, Noemia Saltz.

A secretária Arita disse que a área de transplantes de órgãos e tecidos precisa dar um salto de qualidade no Rio Grande do Sul, e para isso irá reformular a política estadual referente ao assunto, ouvindo especialistas, população civil e a experiência de outros Estados, como Santa Catarina e Paraná.

Entre as medidas levantadas estão capacitação de profissionais médicos para o diagnóstico de morte cerebral, eventos de fomento à discussão do assunto entre gestores, políticos e sociedade, elaboração de metas contratuais entre Estado e hospitais de referência em transplantes, criação de um órgão consultivo com participação de diversas entidades, elaboração de leis que reduzam a burocracia e o tempo de espera das famílias doadoras, formas de fiscalização dessas leis, e outras.

Também participaram da reunião a presidente da Viavida, Maria Lucia Elbern, e a diretora do departamento de Assistência hospitalar Ambulatorial, Lisiane Fagundes.

*Com informações da Secretaria Estadual da Saúde

Comentários