Parlamentares do Mercosul debatem equalização de currículos universitários


A deputada estadual Franciane Bayer participou, na manhã desta sexta-feira (30), dos debates sobre a equalização dos cursos de graduação das universidades sul-americanas, em especial dos países do Mercosul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina), Bolívia e Colômbia. O debate integra a programação do Fórum de Qualificação de graduações e facilitação do turismo terrestre no Mercosul, promovido pelo Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), com o apoio da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


No período da manhã, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Hansen, que preside o Conselho de Reitores da UPM, palestrou aos deputados sobre a qualificação dos cursos de graduação, o processo de avaliação e revalidação dos títulos estrangeiros, como eles são estruturados e como é feito o encaminhamento para o processo de validação dos diplomas obtidos em outros países. Hansen exemplificou com o caso da Unipampa, que tem trabalhado dentro da plataforma Carolina Bori, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), para gestão e controle de processos de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.

No Brasil, 105 universidades integram o sistema nacional de acreditação de diplomas. Quanto à composição dos currículos, Hansen explicou que as universidades têm cargas horárias e componentes curriculares diferentes, o que torna a equalização um grande desafio.

Turismo

No período da tarde, os parlamentares vão debater estratégias para facilitar o turismo terrestre nos países do Mercosul.


Texto: Fabiana Calçada
*Com informações da Agencia de Notícias da ALSC - Foto: Jessen Peixoto

Comentários