Deputados conhecem trabalho desenvolvido pelo Comitê de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio


Por proposição da deputada estadual Franciane Bayer (PSB), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente recebeu, durante a reunião do órgão desta quarta-feira (21), a doutora Andreia Volkmer, do Comitê de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio, que apresentou o Cenário Epidemiológico do Suicídio no Estado. A cada 40 segundo uma pessoa tira a vida no mundo. “Os dados são preocupantes. O Rio Grande do Sul é um dos estados que lidera os índices. Em 2016, 1168 pessoas morreram por suicídio”. Além de apresentar os dados, Andreia Volkmer fez um apelo aos parlamentares para que atuem junto aos seus municípios com o intuito de estruturar a rede de proteção.


Na ocasião, a deputada Franciane Bayer, que preside a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio na Assembleia Legislativa, também ressaltou a necessidade de criar políticas públicas e de fortalecimento da assistência para quem tenta o suicídio e para as famílias e defendeu a criação de comitês municipais de promoção da vida e prevenção do suicídio. “Precisamos dar assistência as famílias, pois quando há um caso de suicídio todas as pessoas que conviviam com ela são impactadas. O suicídio é como um vidro, que quando quebra jogas estilhaços em sua volta”.

Participaram da explanação a administradora do hospital de São Pedro do Sul, Beatriz Essi, e a coordenadora do Cras do município, Liziane Letícia Bayer, acompanhadas da assessora da deputada federal Liziane Bayer, Michele Marques.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Ariel Pedone

Comentários