Deputada Franciane participa de debates sobre suicídio e automutilação em Seminário da Unale



A deputada estadual Franciane Bayer (PSB) está em Florianópolis (SC), onde participou, nesta quinta-feira (29), do Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Uma das principais bandeiras da gestão da Unale neste ano é a busca pela valorização da vida. A entidade, em parceria com o governo federal, tem percorrido as regiões do Brasil, levando o debate acerca do suicídio, automutilação, violência contra a mulher e segurança pública. O evento contou com discussões compostas por painéis onde foram apresentados dados e informações com o objetivo de enriquecer o combate à prevenção desses males que têm acometido milhares de brasileiros.


Conforme levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio representa atualmente cerca de 1,4% das mortes em todo o mundo, sendo a segunda principal causa de óbitos entre os jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, estima-se que entre cinco e nove mortes em um grupo de 100 mil habitantes, ocorridas 2018, tenham tido como causa o suicídio. Ainda de acordo com a OMS, a cada adulto que comete suicídio, ao menos outros 20 atentam contra a própria vida ou alimentam intenções nesse sentido.

Presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio, Franciane Bayer mediou o Grupo de Trabalho sobre o suicídio e automutilação e afirmou, por sua vez, que um dos maiores desafios ainda é saber a maneira mais adequada de tratar da questão. “Infelizmente suicídio e automutilação sempre foram tabús na sociedade, mas não falar sobre isso não tem dado certo e os números associados ao problema só têm crescido. Então nós estamos estudando qual a maneira apropriada de fazer isso.”

Uma das alternativas tem sido focar na valorização da vida e na importância de cada indivíduo para a sociedade. “Nós temos procurado os meios de comunicação e, com o apoio da Assembleia Legislativa, buscamos fazer uma campanha de valorização da vida. E no próximo mês, quando se celebra o Setembro Amarelo, vamos intensificar essas ações.”

Franciane Bayer destacou, ainda, o trabalho realizado no Rio Grande do Sul, por meio do Comitê Estadual de Promoção a Vida e Prevenção ao Suicídio, que é multidisciplinar e trabalha na prevenção e também após os acontecimentos. "Tenho defendido a necessidade de estimularmos a instalação de comitês nos municípios para articular ações conjuntas com as entidades, associações e ONGs que já trabalham o tema ", disse ao propor que a Unale faça uma visita ao Estado para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Comitê.

Em meio aos debates realizados durante o seminário, deputados de diversas Assembleias Legislativas do país apresentaram as ações implementadas em seus estados para o enfrentamento do suicídio e da automutilação. O grupo teve como expositores o presidente da Comissão da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal, Elias Lacerda, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público do Acre, Gilcely Evangelista de Araújo Souza, e o diretor de Desafios Sociais no Âmbito Familiar da Secretaria Nacional da Família, Marcelo Couto Dias.

Além de lideranças políticas, o evento contou com a participação de profissionais de diversas especialidades e representantes de órgãos públicos.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Divulgação

Comentários