Deputada Franciane Bayer encaminha demandas da região do Alto Uruguai


A deputada estadual Franciane Bayer (PSB), acompanhada de comitiva da região do Alto Uruguai, reuniu-se nesta quinta-feira (08) como o secretário Estadual dos Transportes, Juvir Costela, para encaminhar demandas dos municípios. No encontro, a parlamentar tratou do convênio entre o município de Barra do Rio Azul e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para conclusão do acesso asfáltico da cidade até a  ERS-420. A obra, que está em andamento com cerca de 60% dos trabalhos executados, aguarda o repasse de recursos do Estado para ter seu ritmo acelerado.


O secretário garantiu a continuidade do convênio, entretanto explicou que nos próximos meses será definido um cronograma para a liberação de recursos a partir do próximo ano. “Com as dificuldade financeiras enfrentadas pelo Estado tivemos que priorizar, em 2019, o pagamento dos convênios que já foram concluídos ou estão em fase de conclusão”. Ele salientou, ainda, a importância dos municípios não paralisarem as obras. “Já obtivemos o aval da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) para que os municípios que tiverem condições financeiras concluam os trechos para serem ressarcidos posteriormente pelo Governo”.

A outra pauta da audiência foi o trecho de 8,15 Km da VRS-477, que dá acesso ao município de Centenário. A deputada Franciane destacou a relevância dos serviços para a comunidade. “A região está preocupada, pois a falta de pavimentação dificulta o escoamento da produção e o desenvolvimento do Alto Uruguai que possui dez municípios sem acesso asfáltico”. Costela anunciou que reivindicou durante reunião com a Bancada Federal gaúcha a destinação de R$ 250 milhões das emendas impositivas que serão definidas a partir de setembro, para executar os acessos asfálticos dos municípios cujos trechos totalizem até 10km, como é o caso de Centenário.

Paralelamente, a Secretaria trabalha para que a Região tenha uma usina de asfalto, por meio de consórcio, o que irá gerar economia na execução das obras.

Participaram da audiência os vereadores Anderson Babinski e Paulo Klos, de Centenário, o vereador Itacir Marca, de São Valentim, acompanhado do secretário da Saúde Juanir Martinelo, e o assessor parlamentar da deputada federal Liziane Bayer, Natalino Sarápio, de Erechim.

Secretaria de Obras e Habitação

Logo após, a comitiva reuniu-se com o secretário Estadual de Obras e Habitação, José Stédile, para solicitar a cedência de maquinário para as estradas rurais e a perfuração de poços artesianos na Região.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Ariel Pedone

Comentários