Audiência no Ministério da Agricultura trata temas de interesse da agricultura familiar gaúcha


Os deputados federal Heitor Schuch e estadual Elton Weber estiveram reunidos, nesta quinta-feira (15), com o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, para tratar de temas de interesse da agricultura familiar gaúcha, como crédito de investimento para as agroindústrias, exportações e os impactos do acordo entre União Europeia e Mercosul, especialmente para as cadeias leiteira e da vitivinicultura. O vereador Pedro Sperluk, de Flores da Cunha, acompanhou a audiência.


Conforme Weber, antes do acordo entre União Europeia e Mercosul entrar em vigor, o Ministério da Agricultura fará um estudo em cada segmento para avaliar de que forma seria possível preservar a competitividade destes setores. Segundo o deputado, esse levantamento ainda não começou, mas será fundamental para qualquer negociação futura.

As exportações de lácteos para a China também tiveram espaço na conversa, quando Weber manifestou preocupação com os controles sanitários nos Estados. Em julho, o governo federal anunciou que as vendas para o país asiático começariam em agosto. O governo chinês habilitou 24 estabelecimentos brasileiros. “Fomos buscar informações de temas que afetam o dia-a-dia dos nossos agricultores e reforçar algumas preocupações”, concluiu ele.

Texto: Patricia Meira

Comentários