Audiência debate inclusão de disciplina de línguas e culturas locais no currículo escolar


Por solicitação dos deputados Elton Weber (PSB) e Carlos Búrigo (MDB), a Comissão de Educação Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa realiza audiência pública no próximo dia 27, a partir das 9h15min, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, para debater a inclusão da disciplina Línguas e Culturas Locais no currículo escolar. Objetivo é que os alunos de escolas estaduais e municipais das redes pública e privada mantenham vivos esses patrimônios imateriais.

O Brasil tem centenas de línguas como as indígenas e as de imigração. Dentre elas, está a Hunsrik-Plat Taytx, a segunda mais falada no país depois do Português, possuindo 3 milhões de falantes em território nacional. No Estado, 25% da população usa a Hunsrik-Plat Taytx, considerada patrimônio histórico aqui desde 2012. Já há experiências municipais de ensino da língua germânica colégios de Nova Hartz e Santa Maria do Herval, envolvendo dois mil alunos, além de projetos de salvaguardas de diversas línguas faladas no Estado.

O deputado estadual Elton Weber lembra que esse movimento para que as culturas locais não se percam é mundial, sendo já realidade em escolas da Alemanha, França e Suíça. São iniciativas contra estatísticas desfavoráveis. Metade das 7,3 mil línguas que existem no planeta corre o risco de sumir ao longo deste século, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e especialistas. “Com a perda de qualquer língua, a humanidade vai perdendo também inúmeras formas de comunicação e transmissão de cultura.”

A audiência será no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9h15. Foram convidados representantes do Colegiado Setorial da Diversidade Linguística do RS, Secretaria de Cultura (SEDAC), Conselho Estadual de Cultura (CEC), Secretaria de Educação (SEDUC), Conselho Estadual de Educação (CEED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNIME/RS) e Sindicato do Ensino Privado (SINDEPE).

Texto: Patricia Meira

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