Aprovada audiência para discutir as dificuldades do processo de adoção no Brasil


A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) aprovou na reunião desta quarta-feira (21) o requerimento da deputada estadual Franciane Bayer (PSB) para a realização de audiência pública para debater os entraves na legislação que dificultam e tornam muito demorado o processo de adoção no Brasil.


Dados de 2018 do Conselho Nacional de Justiça apontam que enquanto 8,7 mil crianças e adolescentes no Brasil esperam para ser adotadas, 43,6 mil cadastros de famílias interessadas integram o Cadastro Nacional de Adoção (CNA). “Para cada criança pronta para adoção, há seis pessoas dispostas a adotá-las. Além da diferença entre o perfil da criança e o idealizado pela família que quer adotar a morosidade no processo é um obstáculo à redução da fila de espera.

Para a audiência serão convidados representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fundação de Proteção Especial – FPE e secretarias Municipais de Assistência Social e ou Direitos humanos.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Ariel Pedone

Comentários