Na tribuna, deputada Franciane Bayer faz balanço do primeiro semestre do mandato



A deputada estadual Franciane Bayer (PSB) usou a tribuna do plenário nesta terça-feira (16), último dia de trabalho legislativo antes do recesso, para fazer um breve balanço das ações do seu mandato nestes primeiros meses na Assembleia Legislativa. “Foram dias de aprendizado, onde organizamos a casa para melhor recebermos os amigos e amigas e para defendermos os interesses das pessoas que depositaram um voto de confiança em nosso trabalho”.


Em sua manifestação, Franciane afirmou que assumiu o mandato sabendo que seria um ano complicado devido as dificuldades enfrentadas pelo Estado para colocar suas contas em dia e retomar os rumos do crescimento. “Nossa bancada esteve unida na tomada de decisões difíceis, principalmente frente aos projetos do Executivo, cujo retorno não se dá de forma imediata, mas que são necessários para que o Rio Grande do Sul possa superar a crise financeira”, argumentou.

Franciane Bayer falou sobre seus projetos de lei protocolados, sendo que o PL que que incentiva o esporte Canicross foi aprovado ontem durante a sessão plenária, e da Lei 15.289, sancionada no final de junho, que instituiu o dia dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais, a ser celebrado, anualmente, em 26 de junho. “Não se trata apenas de mais uma data comemorativa, mas sim do reconhecimento a uma categoria que se dedica a resolver conflitos de forma mais rápida, diminuindo custos e também a quantidade de processos em tramitação no Judiciário. Nosso próximo passo será defender a regulamentação da profissão, a normatização e remuneração destes importantes profissionais”.

Durante este primeiro semestre a deputada também instalou cinco Frente Parlamentares com o intuito de trazer para a Casa debates importantes para a sociedade gaúcha, como o combate ao suicídio e a valorização da vida, a diminuição da mortalidade no trânsito, o fomento ao empreendedorismo, e as pautas ligadas a saúde e prevenção. A integração do transporte metropolitano também pautou suas ações neste começo do mandato, por meio de uma Comissão Especial, da qual é relatora e que em breve terá seus trabalhos concluídos. Franciane lembrou, ainda, que esteve na linha de frente dos debates sobre a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios, com posições firmes contra a liberação que, ao seu ver, representa um retrocesso na questão da violência nos estádios.

Por fim, ressaltou que o mandato se fez presente em dezenas de municípios gaúchos, ouvindo e encaminhando demandas e constatando as dificuldades no dia a dia das pessoas, em áreas essenciais como a infraestrutura. “Sabemos do esforço do Governo do Estado para melhorar a conservação das rodovias mas, infelizmente, ainda há dezenas de municípios sem acesso asfáltico, dificultando o desenvolvimento dessas cidades”.

A parlamentar encerrou sua manifestação reafirmando seu compromisso com a política honesta, transparente e, acima de tudo, com muito diálogo. “Seguiremos nossa caminhada alicerçada nos princípios que nos norteiam: a fé, a família e a vida”, concluiu.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Adriana Schnitzer

Comentários