Em Igrejinha, Dalciso comanda audiência pública do setor coureiro-calçadista


A audiência pública do setor coureiro-calçadista gaúcho promovida na noite nesta segunda-feira (15), em Igrejinha, foi a terceira coordenada pelo deputado estadual, Dalciso Oliveira (PSB). O evento fez parte do cronograma de atividades da Frente Parlamentar que leva o mesmo nome.

Em sua apresentação, Dalciso, presidente da Frente, expôs dados do setor coureiro-calçadista e falou sobre a mudança de cenário que ocorre há 20 anos. A situação culminou na desindustrialização do estado, na redução dos empregos e na migração de empresas e mão de obra qualificada para outros estados.

O Rio Grande do Sul já liderou as exportações brasileiras de calçados e é o principal polo calçadista do Brasil, correspondendo a 11,2% do PIB da indústria gaúcha e 17% de todo emprego industrial. “O número de empresas gaúchas caiu em 23% nos últimos 10 anos”, apontou o parlamentar.

Dirigindo-se ao público jovem, presente em número expressivo na atividade, Dalciso lembrou seu primeiro emprego numa fábrica calçadista, quando o trabalho ainda era totalmente manual, e ressaltou que hoje o processo de fabricação dos calçados avançou e conta com equipamentos sofisticados em seus processos. “Aprender a fazer na indústria calçadista é estar no chão de fábrica. Embora seja preciso qualificação, ninguém sai da faculdade apto a operar uma máquina moderna. É preciso viver a realidade das fábricas”, aconselhou.

Estiveram presentes na atividade o representante da secretaria estadual da Fazenda, Nereu dos Santos Ferreira, o representante da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Rubens Bender, Joel Wilhelm, prefeito de Igrejinha, Leandro Horle, secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, João Batista dos Santos, presidente da Câmara de Vereadores de Igrejinha, Orlando Teixeira, prefeito de Três Coroas, Joel Klipel, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados e Componentes para Calçados de Três Coroas, Erno Luis Feyh, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha e Luiz Carlos Cardoso, presidente do Sindicato dos Sapateiros de Igrejinha.

Texto e foto: Jaqueline Rieck

Comentários