Em Goiânia, deputada Franciane Bayer conhece novo modelo coletivo de mobilidade urbana



Conhecer o transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, desde o marco legal até o acompanhamento dos resultados da iniciativa, foi um dos objetivos da Comissão Especial de Integração do Transporte Metropolitano, representada pela relatora, deputada Franciane Bayer, e pelo presidente, deputado Sebastião Melo, que participaram, nesta sexta-feira (28) de uma série de reuniões técnicas na cidade. A primeira reunião foi com o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Benjamin Kennedy.


Na sequência, os deputados conheceram um novo serviço de transporte coletivo que está em fase de testes, o Citybus 2.0. O funcionamento é semelhante ao serviço de transporte por aplicativo implantado no Rio Grande do Sul, só que com vans com espaço para múltiplos passageiros. O projeto piloto conta com 14 vans que são acionadas pelo aplicativo que pode ser baixado nas plataformas Android e IOS.  O usuário após se cadastrar, diz onde está e qual o seu destino. O sistema, então, cria uma espécie de parada virtual de ônibus onde o usuário deve esperar o veículo. O valor a ser pago também é mostrado assim que é feita a solicitação via app. “Trata-se de um novo modelo de mobilidade urbana que está facilitando o transporte na capital Goiana. Experimentamos e aprovamos”, destacou Franciane ao explicar que o sistema é complementar ao transporte público tradicional. A iniciativa também é uma forma de tentar reduzir a emissão de poluentes e o tráfego na cidade.

Os parlamentares também se reuniram com representantes da HP Transportes Coletivos, que está implementando o City Bus 2.0, e com o diretor de transportes da Rede MOB, Cézane Eduardo de Siqueira, que apresentou o modelo operacional de funcionamento do consórcio, inovações implementadas, plataforma tecnológica utilizada, entre outros. Por fim, a comitiva realizou uma visita ao Terminal Bandeiras, gerenciado pela Rede MOB.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Divulgação

Comentários