Deputada participa da abertura do Fórum – Câncer, o que mudou? O que você precisa saber?


Presidente da Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher, a deputada Franciane Bayer participou, na manhã desta quarta-feira (10) da abertura do Fórum IMAMA - Câncer, o que mudou? O que você precisa saber? -, realizado pelo Instituto da Mama do RS, com o apoio da Frente Parlamentar. Em sua fala, Franciane destacou que a Frente Parlamentar, reinstalada em abril, tem o propósito de ser um espaço permanente de discussão do tema no Parlamento. “Debater, conscientizar as pessoas para a saúde preventiva, que é o remédio mais barato, e melhorar a qualidade de vida das mulheres diagnosticadas com câncer, bem como dar suporte aos familiares é nosso principal objetivo”, destacou.



A presidente voluntária da instituição, Maira Caleffi, falou da parceria histórica com o Legislativo gaúcho e ressaltou a urgência de aprovar no Senado o Projeto de Lei 275/15, que garante aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer o direito ao exame de biópsia em no máximo 30 dias, contados a partir do pedido médico. “É muito importante aprovarmos o projeto que está parado no Senado. A redução de risco e o diagnóstico precoce da doença seguem sendo os principais fatores para reduzir a mortalidade”.

Para 2019, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama, representando 51,29 casos por 100 mil mulheres. Segundo a última pesquisa sobre a incidência de câncer, realizada pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), o câncer de mama está entre os três tipos de maior ocorrência no mundo. No Brasil, conforme o INCA (Instituto Nacional de Câncer), é o que mais acomete as mulheres no país.

Participaram da  atividade, realizada no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa,  pacientes, familiares, médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, estudantes, jornalistas, entidades sociais voltadas à saúde e interessados no tema.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Ariel Pedone

Comentários