Bombeiros Voluntários são recebidos pelo governador



A pedido do deputado Elton Weber (PSB), bombeiros voluntários gaúchos foram recebidos pelo governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (15). Eles entregaram reivindicações e divulgaram a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes na Comunidade no Estado, que começou no sábado (13), Dia do Bombeiro Voluntário, e prossegue até o dia 19 deste mês. As datas, estabelecidas na Lei 15.184, de autoria de Weber, objetivam valorizar a categoria.

Durante o encontro, o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), Edison Edu Rother, apresentou ao governador dados sobre a corporação, sobre a entidade e expôs os desafios da expansão no Estado e do estabelecimento de uma legislação que incentive a atividade nos municípios. “Nós saímos satisfeitos com esse primeiro contato com o governador e confiantes com a possibilidade de continuidade do diálogo”, sintetizou Rother.

Atualmente, 1.250 homens e mulheres desempenham o trabalho em 49 municípios gaúchos. Somente em 2018, os Bombeiros Voluntários atenderam a 22.146 emergências em áreas urbanas e rurais. A audiência foi acompanhada pelos bombeiros voluntários e dirigentes da Voluntersul Anderson Jociel da Rosa, Leandro Luiz Gottschalk e Adriana Maldaner, além do presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara.

A audiência marcou o início de atividades em Porto Alegre, que prosseguem nesta terça com a exposição organizada pela Voluntersul que será inaugurada nesta terça-feira (16), às 13h, no Térreo da Assembleia Legislativa. No local, o público poderá conferir itens como as roupas utilizadas pelos voluntários. Na terça e quarta-feira, o público também poderá ver de perto um caminhão que estará estacionado próximo ao acesso principal da Assembleia. “É uma semana dedicada a conscientizar a população para evitar situações de risco”, explica Weber.

O deputado explica que também está ocorrendo uma campanha nas redes sociais, envolvendo recomendações para evitar acidentes domésticos, orientações sobre o que observar no trânsito, como agir em caso de tempestades e dicas sobre cuidados a serem observador no trabalho no meio rural, especialmente no manuseio de defensivos agrícolas, condução de máquinas e equipamentos agrícolas.

Texto: Patricia Meira

Comentários