Audiência reabre discussão sobre INs do leite


O deputado estadual Elton Weber (PSB) participou, nesta quinta-feira (27), em Brasília, da audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara sobre as Instruções Normativas nºs 76 e 77 referentes à produção e comércio de leite no país. O debate foi proposto pelo deputado Heitor Schuch, a pedido da Fetag, que foi representada pelo secretário-geral, Pedrinho Signori.



De acordo com Weber, mesmo com as normas do Ministério da Agricultura em vigor desde maio não existe em nenhum lugar das instruções a determinação de que indústrias possam suspender a coleta em propriedades que não estejam atendendo às exigências. Weber adiantou que os prazos e formas de adaptação serão rediscutidos em julho, durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, em Brasília.

“Temos muitos fatores a ser discutidos, que passam por infraestrutura, eletrificação rural, assistência técnica, investimento público na qualificação da produção, além de melhoria de processos também nas indústrias. O assunto não se encerra por aqui, pelo contrário”, alertou.

De acordo com Schuch, os produtores temem ser forçados a sair do mercado em pouco tempo, caso não consigam se adaptar, criando outro problema social no país. O leite é uma das principais cadeias produtivas do Brasil. “O mercado do leite tem se tornado cada vez mais seletivo promovendo um processo de exclusão, principalmente dos pequenos.”

Texto: Patricia Meira /Foto: Divulgação

Comentários