Artigo: Queremos um estado empreendedor


O termo empreendedorismo vem ocupando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. Muito se fala da sua importância para superar as crises e no quanto o Estado deve apoiar e fomentar o empreendedorismo visando o desenvolvimento econômico e social. Cabe ressaltar que o conceito de empreendedorismo é muito mais amplo do que a simples abertura de novas empresas. Empreender é uma busca quase constante por soluções para quaisquer coisas que afetem a vida das pessoas. Apostar no empreendedorismo é apostar em inovação, em novas ideias, tecnologias, em geração de emprego e renda. É apostar no trabalho e na criatividade da nossa gente como propulsores do desenvolvimento do nosso Rio Grande.



O Brasil é visto mundialmente como um país empreendedor e possivelmente o fato do brasileiro ser um povo criativo contribui em muito para isto. Em tempos de crise econômica, o empreendedor tem um papel fundamental pois se diferencia ao oferecer novas soluções, se reinventando e contribuindo para minimizar a instabilidade do país.

Mas, contrariando esta lógica, o empreendedor acaba muitas vezes esbarrando em um estado burocrático que ao invés de ser seu aliado acaba impondo empecilhos para o seu crescimento, mesmo que de maneira involuntária. Neste sentido, acredito que o Parlamento gaúcho pode e deve se inserir neste debate e, por isso, relançamos na Assembleia legislativa a Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo (Freemp).

Nossa intenção é ajudar a impulsionar o empreendedorismo gaúcho, sendo também um instrumento para discutir e propor avanços na legislação estadual, melhorando o potencial empreendedor do nosso estado, nas mais diversas áreas.

A Freemp será um fórum permanente para a discussão das pautas de interesse de todos os empresários e futuros empreendedores da indústria, comércio e serviço. E, para isso, contamos com a participação de todos os agentes envolvidos para formarmos um grande movimento em prol do empreendedorismo gaúcho que alavanca a economia e melhora a vida do nosso povo. Queremos um Estado empreendedor!

*Franciane Bayer
Deputada Estadual do PSB 

Comentários