Aprovado projeto que inclui Festa da Colheita da Erva-Mate no calendário oficial do Estado


Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou, na terça-feira (16), o Projeto de Lei 81/2017 que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Festa da Colheita da Erva-Mate, que ocorre de forma itinerante nos polos regionais ervateiros de Planalto e Missões, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Vale do Taquari. O projeto é de autoria do deputado Elton Weber (PSB) e assinado ainda pelo deputado estadual Vilmar Zanchin, o deputado federal Ronaldo Santini e os ex-deputados Juliano Roso e Missionário Volnei. O projeto vai agora para sanção do governador Eduardo Leite.

 A Festa ocorre normalmente entre os meses de maio e setembro. Ainda não está definido o polo que sediará a próxima edição, nem a data em que ela ocorrerá. Segundo o presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, essa decisão ocorrerá numa assembleia em Ilópolis nesta quarta-feira. Presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate no Estado, o deputado Elton Weber disse que a aprovação do projeto com apoio de todos os deputados presentes em Plenário demonstra o reconhecimento do parlamento a esta atividade que movimenta a economia do Rio Grade do Sul. “Esperamos com o nosso projeto colaborar para a expansão da visibilidade da produção, do trabalho de agricultores, técnicos, pesquisadores e empresário.”

Atualmente, 35 países compram erva-mate do Brasil, atividade que envolve 100 mil famílias. No Estado, aonde são produzidos cerca de 120 mil toneladas ao ano, cerca de 300 indústrias estão em atividade e a taxa de crescimento varia de 2% a 3%, segundo dados setoriais.

Texto: Patricia Meira / Foto: Celso Bender

Comentários