Aprovado projeto de lei que que incentiva o esporte Canicross



Os deputados aprovaram por unanimidade, na sessão plenária desta terça-feira (16), o Projeto de Lei da deputada Franciane Bayer (PSB) que institui o Dia do Esporte Canicross no Estado, a ser comemorado anualmente no dia 03 de abril. De acordo com a deputada, o principal objetivo é incentivar o esporte, que consiste na prática de corridas e caminhadas em trilhas, onde o homem e seu cão praticam a atividade ao ar livre.

“Trata-se de um esporte que chegou ao Brasil recentemente, em 2010, e vem ganhando um grande número de adeptos no Estado. No dia 03 de abril de 2016 aconteceu o primeiro evento beneficente – Vai Totó -  em Porto Alegre e a partir daí o Canicross ganhou visibilidade”, destacou Franciane ao explicar a escolha da data.

Com o mandato voltado para defesa da vida e da família, Franciane acredita que o Canicross estimula a convivência familiar, melhora a relação entre o homem e cão, reduz índice de abandono de animais, reduz índice de suicídios, promove a qualidade de vida e de saúde dos praticantes, entre outros benefícios.

Voluntário fundador da Vai Totó, Maurício Pinzkoski, destaca que o esporte não é restrito a atletas. “Para praticar, basta disposição, sem limite de idade e independente da raça ou tamanho do animal”, comemorou ao agradecer a parlamentar pela iniciativa.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Adriana Schnitzer

Comentários