Agricultura familiar encaminha reivindicações em audiência com governador


A agricultura familiar gaúcha teve, nesta segunda-feira (15), seu primeiro encontro oficial com o governador Eduardo Leite desde a posse em janeiro. A reunião, marcada pelo deputado estadual Elton Weber e que contou com a presença do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, do secretário-geral Pedrinho Signori, e do secretário da Agricultura, Covatti Filho, tratou de diversas pautas do movimento de trabalhadores rurais ligados à Fetag-RS.



Para o deputado, a mais urgente delas é a entrega das sementes de milho, que tem que iniciar em 22 de julho para atender o calendário do ano agrícola. De acordo com Weber, que preside a Frente em Defesa do Milho da Assembleia Legislativa, existe a preocupação de que os prazos não sejam cumpridos pelas sementeira por atraso de pagamento da parte do Estado. “Foram encaminhamentos importantes, e, esperamos que as demandas possam ser resolvidas.”

Além do Troca-Troca, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, solicitou urgência para resolver questões que estão dificultando o repasse de recursos do Programa Forrageira e solicitou a devolução de 100% da primeira e da última parcela para agricultores que tomaram o financiamento do Mais Água Mais Renda, como previsto na constituição do programa.

A pauta inclui outros itens, como a dificuldade de adesão dos agricultores à Nota Fiscal Eletrônica devido à falta de condições técnicas no campo, a necessidade de fortalecimento da assistência técnica e a garantia de pessoal para tocar as políticas públicas voltadas à agricultura familiar dentro da Secretaria da Agricultura que agrega hoje todos os programas que existiam na extinga Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR).

Texto: Patricia Meira

Comentários