Relatório da Comissão Especial da Previdência da Assembleia deve sair até o final deste mês



Ao participar da audiência da Comissão Especial da Reforma da Previdência, realizada nesta manhã pela Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, o deputado estadual Elton Weber, relator da Comissão Especial da Previdência Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, antecipou que seu relatório deve ficar pronto até o dia 25 deste mês. “Temos rodado o Estado num esforço para ouvir a sociedade gaúcha, acolhendo sugestões e esclarecendo muitas dúvidas.”


A audiência federal, proposta pelo deputado Heitor Schuch (PSB/RS) e com presença do deputado Marcelo Ramos (PL/AM), lotou o teatro Dante Barone com agricultores familiares e representantes de sindicatos e entidades. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), um abaixo assinado com mais de 100 mil assinaturas foi entregue a Ramos, que afastou a possibilidade de mudanças nas aposentadorias de rurais, professores e no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo Ramos, o esforço é para que a votação do relatório da Comissão Especial da Reforma na Câmara dos Deputados possa ocorrer ainda em junho. Para isso, o relatório teria de ser apresentado até a primeira semana deste mês. Ele lembrou que até agora foram apresentadas 276 emendas e que todas sugestões, inclusive as da audiência, serão levadas ao relator.

O presidente da Fetag/RS voltou a criticar o aumento na idade mínima de aposentadoria para as agricultoras. “Elevar a idade das mulheres rurais para 60 anos é desconhecer a realidade do campo”. Schuch acredita que houve avanços na audiência e concluiu: “Agora a mobilização deve ser dentro da comissão, no corpo a corpo com os parlamentares”.

Texto: Patricia Cardoso / Foto: Guilherme Pech

Comentários