Deputados vivenciam experiências no Porto Digital de Recife (PE)


No segundo dia de agendas em Recife (PE) para conhecer o sistema de transporte da Região Metropolitana, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) e o deputado  Sebastião Melo (MDB) visitaram, na manhã desta quinta-feira (27), o Porto Digital, considerado um dos maiores parques tecnológicos do Brasil. Os parlamentares estão em Recife representando a Comissão Especial de Integração do Transporte Metropolitano que busca experiências de sucesso que possam subsidiar os trabalhos do órgão que tem como principal objetivo apontar caminhos e alternativas para integração dos modais e mobilidade urbana. O documento após aprovado será entregue ao governador Eduardo Leite.


Após conhecerem como se dá gestão do Porto, que atualmente abriga mais de 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e cerca de 9 mil trabalhadores, os deputados conheceram os portfolios de três empresas instaladas no Porto: Nina, Serttel e Cittati. A primeira explanação foi do aplicativo Nina, desenvolvido para ajudar mulheres a denunciarem assédio nos ônibus. Já a Serttel oferece soluções tecnológicas para mobilidade. Entre os serviços oferecidos estão os semáforos inteligentes, a gestão de áreas azuis e as bicicletas compartilhadas. Por fim, os deputados conhecerem o trabalho desenvolvido pela Cittati que oferece soluções para gestão e controle de frotas.

Ainda durante a visita ao Porto, Franciane Bayer e Sebastião Melo ouviram o relato do assessor técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Pedro Guedes, da parceria entre a Prefeitura e o Porto para recuperação da área onde ele está instalado. A região, antes degradada e de pouca importância para a economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado desde a fundação do parque, em 2000. Desde a fundação do Porto Digital, já foram restaurados mais de 84 mil metros quadrados de imóveis históricos em toda a extensão territorial do parque tecnológico.

Para a deputada Franciane Bayer, relatora da Comissão Especial, o conhecimento adquirido durante as agendas será de grande valor para a elaboração do relatório que deverá ser concluído em agosto. “Saímos daqui carregados de informações para levar para o nosso Rio Grande do Sul, com a certeza de que precisamos avançar no que diz respeito ao transporte público e mobilidade urbana dos gaúchos”. 

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Divulgação

Comentários