Deputada Franciane viaja a Recife para conhecer sistema de transporte


Relatora da Comissão Especial de Integração do Transporte Metropolitano da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB), acompanhada do deputado Sebastião Melo (MDB), presidente do órgão técnico, está em Recife (PE) onde participou, durante esta quarta-feira (26), de uma série de visitas técnicas para conhecer o funcionamento do sistema de transporte da Região Metropolitana, administrado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Criado formalmente, em 2008, após a extinção da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/Recife), a Grande Recife é a primeira experiência de consórcio no setor de transporte de passageiros em todo o País.



Os parlamentares foram recebidos pelo presidente da empresa, Elvio Coutinho, e membros da diretoria, que apresentaram o Consórcio desde as tratativas para sua fundação até os dias atuais. Hoje, o Grande Recife Consórcio de Transporte gerencia um sistema operacionalizado por 13 empresas de ônibus, que realizam mais de 26 mil viagens por dia, transportando cerca de 2 milhões de passageiros, diariamente. São mais de 3 mil ônibus e 394 linhas, atendendo a toda a RMR, com itinerários e quadros de horário que procuram beneficiar as comunidades mais distantes, independente do retorno financeiro.

Logo após, Franciane Bayer e Sebastião Melo participaram de uma reunião-almoço com o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de Pernambuco, Fábio Schwambach. À tarde, os deputados conheceram o Terminal Joana Bezerra que faz parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI) que é uma rede de transporte público composta de linhas de ônibus e metrô. Todas estas linhas são ligadas através de terminais especialmente construídos, o que possibilita uma multiplicidade de ligações de origem-destino, através de viagens modais ou multi-modais.

As visitas encerraram com a apresentação da bilhetagem eletrônica que foi implantada para controlar a circulação de passageiros nos ônibus, monitorar e planejar a operação do Sistema de Transporte Público de Passageiros. Entre as vantagens de ter um sistema de bilhetagem eletrônico estão: a agilidade, já que não é preciso aguardar pelo troco; o ajuste das linhas aos horários de maior e menor movimento; e a menor circulação de numerário nos veículos. “Foi uma visita técnica bastante proveitosa onde podemos conhecer um case que está dando certo e que pode ser adaptado para o Rio Grande do Sul”, destacou a deputada Franciane Bayer.

Nesta quinta-feira (27), a comitiva segue em Recife, onde está prevista visita ao Porto Digital. Já na sexta-feira (28), os deputados estarão em Goiânia para conhecer o modelo de transporte integrado do município e região Metropolitana.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Divulgação

Comentários