Deputada Franciane reafirma posição contrária a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios


O consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios de futebol segue em discussão pelos parlamentares gaúchos. Nessa quinta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) participou de uma audiência pública para debater o assunto, promovida pela Subcomissão Mista que trata do tema na Assembleia Legislativa.



A parlamentar, que foi uma das principais articuladoras para que a liberação das bebidas nos estádios fosse vetada, falou da importância dos debates para que se possa encontrar uma solução que contemple os clubes e a sociedade. “Sou favorável a encontrar um caminho que possa contemplar os interesses dos clubes de futebol sem agravar os problemas do estado e da segurança pública. Estamos ouvindo todas as partes envolvidas, mas não vejo a venda de bebidas alcoólicas como uma solução para a arrecadação dos clubes que com a liberação acabarão tendo que investir em mais segurança”.

 A afirmação da deputada dialoga com o posicionamento do governador Eduardo Leite que ao vetar o projeto afirmou que o Executivo não teria como arcar, no momento, com o aumento do efetivo para garantir a segurança nos estádios, caso a proposta fosse aprovada.

Franciane Bayer reiterou, ainda, estar convicta de que a segurança nos estádios melhorou significativamente após a proibição das bebidas alcoólicas e se colocou à disposição para buscar soluções para as dificuldades financeiras que os clubes enfrentam. “Não tenho dúvidas de que a venda das bebidas irá tornar os estádios menos seguros, afastando as mulheres, crianças e idosos dos jogos”, concluiu.


Saiba mais 

Em março, os deputados vetaram o Projeto de Lei (VT) 192 2018, que alterava a Lei n.º 12.916 de 2008, e passava a permitir a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol durante o primeiro tempo e após o término da partida. Entretanto, os parlamentares instalaram uma Subcomissão Mista composta por 16 deputados, entre eles a deputada Franciane Bayer, para aprofundar o debate.

A Subcomissão, instalada em abril, tem prazo de 120 dias para apresentar as conclusões que serão apresentadas através de um relatório. Posteriormente o documento será enviado para análise e votação por parte dos integrantes das comissões de Segurança e Serviços Públicos, e de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Divulgação

Comentários