Deputada Franciane conhece projeto que poderá abastecer Polo Carboquímico


No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem (05), a titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, a deputada Franciane Bayer (PSB) integrou o grupo de deputados da Comissão que realizou visita técnica em duas unidades da mineradora Copelmi, em Butiá, e no aterro sanitário administrado pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos em Minas do Leão.


A empresa é responsável pelo projeto da Mina Guaíba, cuja implementação pode ocorrer entre Eldorado do Sul e Charqueadas, a 16km de Porto Alegre. O objetivo da visita foi averiguar o impacto ambiental da extração de carvão em Butiá e projetar os possíveis danos na Mina Guaíba.

Durante a visita na unidade B3, em Butiá, o gerente de Sustentabilidade da Copelmi, Cristiano Weber, explicou que a nova unidade poderá gerar mais de mil empregos diretos e minerar 166 milhões de toneladas de carvão durante o seu período de operação, previsto para 30 anos.

A nova unidade, em processo de licenciamento ambiental, abastecerá o futuro Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul, instituído pela lei 15.047/2017, que poderá utilizar o carvão mineral tanto para geração de energia como na sua transformação em gás de síntese e fertilizantes. “A Mina Guaíba representa uma oportunidade para o Estado fazer a gaseificação do carvão mineral a partir da instalação do polo carboquímico”, reforçou Weber.

Texto: Priscila Valério / Foto: Divulgação

Comentários