Aprovado projeto que reconhece Montenegro como berço da bergamota Montenegrina


Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Rio Grande aprovou, nesta terça-feira (4), o Projeto de Lei nº 123/2019, que declara o município de Montenegro como Capital Estadual e Berço da Bergamota Montenegrina. Autor do projeto, o deputado estadual Elton Weber (PSB) destacou que a proposição reconhece a importância econômica da fruta, especialmente para a região do Vale do Cai, sendo fonte de renda de centenas de agricultores.

“Esta é uma valorização da produção, das famílias que por décadas se dedicaram ao seu desenvolvimento e também destaca o mérito do trabalho técnico e de pesquisa.”, enumerou Weber.
O projeto agora vai à sanção do governador Eduardo Leite.

A bergamota Montenegrina foi descoberta em 1940 no Campo do Meio, distrito de Montenegro, pelo agricultor João Edvino Derlam. Atualmente, variedade encontra-se ameaçada de extinção devido à baixa variabilidade genética das espécies existentes. A produção está presente em 20 municípios do Vale do Cai. Nos últimos anos, a bergamota Montenegrina, com colheita entre os meses de julho e outubro, tem entrando no mercado de São Paulo, o mais rico e exigente do país, de onde tenta se espalhar para outras praças, como Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Texto: Patricia Meira / Foto: Divulgação

Comentários