Seminário do Trânsito Seguro abriu atividades da Frente Parlamentar temática na ALRS


A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Assembleia Legislativa RS, presidida pela deputada Franciane Bayer (PSB) realizou na tarde desta segunda-feira (20) o seminário Trânsito Seguro: Cuide da Vida, Previna Acidentes, no Plenarinho do Legislativo.

Conforme Franciane, o objetivo foi proporcionar a troca de experiências entre os órgãos e entidades que atuam na área para fomentar políticas de redução de acidentes e mortalidade no trânsito. Para ela, o assunto não se esgota e o seminário deixa essa provocação. “A intenção hoje foi estimular o debate através da troca de informações compartilhadas por nossos convidados e plenário. Tenho certeza que levaram um excelente conhecimento deste seminário, que os ajudarão a melhorar cada vez mais as suas atuações”, disse.
O seminário, primeiro das atividades da Frente, foi direcionado para secretários de trânsito e transporte, agentes de trânsito e vereadores. A deputada ainda ressaltou a importância de se trabalhar a educação no trânsito e a capacitação para os agentes que trabalham na área. “Além de leis duras, fiscalização e punição, eu defendo que é preciso uma política governamental de educação para a segurança no trânsito, assim como políticas de capacitação para os atores que estão diariamente nas ruas atuando junto à população”.
Na abertura do seminário, Franciane também destacou que o tema da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro já se tornou bandeira do PSB, já que foi presidida pela sua irmã a deputada federal Liziane Bayer, na última legislatura, e pelo prefeito de Cachoeirinha e ex-deputado, Miki Breier.
Além de Franciane, compuseram a mesa de abertura do seminário, a diretora institucional do Detran/RS, Diza Gonzaga; o presidente do Cetran/RS, Sergio Teixeira; o Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Tortoriello; o presidente do EPTC, Fabio Berwanger Juliano; e o comandante do CRBM, Coronel José Henrique Gomes Botelho.
Os deputados Tiago Simon (MDB) e Frederico Antunes (PP) manifestaram seu apoio à pauta.

Painéis 
O presidente da Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, dr. Juarez Monteiro Molinari desenvolveu o tema sobre o papel da Abramet na redução de acidentes de trânsito visando a preservação da vida.
O segundo painel do seminário do Trânsito Seguro contou com a explanação do coordenador de Educação para Mobilidade da EPTC/Poa, Diego Marques. Ele falou sobre o papel da educação para o trânsito na preservação da vida.
No último painel da tarde, o socorrista João Mello apresentou o trabalho desenvolvido por socorristas voluntários nas rodovias gaúchas. Ao final das apresentações, o público participou com perguntas e considerações.

Texto: Raquel Quevedo / Foto: Divulgação 

Comentários