Weber defende que jovens aliem escola e aprendizado no meio rural



O deputado estadual Elton Weber (PSB) defendeu, nesta quarta-feira (27), durante o debate “Educação contra o Trabalho Infantil”, a importância das crianças frequentarem a escola e, paralelamente, serem aprendizes do trabalho diário da família na pequena propriedade rural. “ O desafio é que este jovem estude, faça suas tarefas escolares e também aprenda a partir das experiências familiares. Queremos um campo com gente, não só com máquinas”, ressaltou ao manifestar sua preocupação com o futuro da sucessão rural.



O debate, transmitido ao vivo pelo Canal Rural para todo o Brasil, ocorreu durante a 19ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, e reuniu o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Martin Hahn; a auditora-fiscal do Trabalho Denise González; a diretora do Winrock Brasil, Luisa de Siqueira; e o diretor do Departamento de Estruturação Produtiva do  Ministério da Agricultura, Avay Miranda Júnior.

Segundo Hahn, a OIT tem como meta abolir o trabalho infantil no país até 2025. Ele reconhece o desafio, mas disse que há avanços importantes, iniciativas como o Arise (Alcançando a Redução no Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação) desenvolvido hoje nos municípios gaúchos de Arroio do Tigre, Sobradinho, Lagoa Bonita e Ibarama, que, nesta data, assinaram planos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Para Weber, no caso da agricultura familiar iniciativas neste sentido precisam ser adequadas à realidade rural. Ele citou como exemplo o modelo de ensino desenvolvido pela Escola Família Agrícola (EFAs). “Eu considero que tudo que construímos está muito bem feito e temos certamente condições de aperfeiçoar, mas sempre a partir da realidade e das experiências do campo.”

Texto: Patricia Meira / Foto: Thaís Gonçalves

Comentários