Franciane Bayer reúne especialistas para debater veto ao retorno de bebidas alcoólicas nos estádios



Prestes a ser colocado em pauta novamente para votação na Assembleia Legislativa, o PL 192 2018, que prevê o retorno da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, foi tema de movimentado debate promovido pela deputada Franciane Bayer (PSB), na manhã desta quarta-feira (28), no Espaço da Convergência, térreo do Parlamento.


O encontro reuniu representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar, deputados e representantes de parlamentares convidados e de bancadas da AL que, além de dialogar, puderam expressar o seu ponto de vista sobre as implicações da liberação da medida. Entre elas, prevalece a do aumento da violência nos campos e a quebra de uma cultura positiva instalada há 10 anos com a lei 12.916/2008, possibilitando a frequência de muitas famílias nos jogos.

A discussão conduzida pela deputada Franciane, ainda ampliou o debate para a busca de soluções da problemática do consumo de álcool no entorno dos estádios, o tratamento do alcoolismo e a geração de renda que não seja por meio da venda de bebidas alcoólicas.

Nos encaminhamentos finais, Franciane informou que um ofício contendo os argumentos apresentados na reunião reforçando pedido de veto total do PL 192/2018 será encaminhado aos deputados da Casa, na tentativa de sensibilizar os colegas parlamentares favoráveis ao novo projeto e assim, possam reformular os seus posicionamentos. “O objetivo da busca pela manutenção do veto ao PL que libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios é a segurança dentro dos campos e a permanência do ambiente familiar já conquistado ao longo desses 10 anos com a lei vigente, que proíbe o consumo de álcool nos estádios”, destacou a deputada.

Estiveram presentes na reunião o promotor Marcio Bressani, da Promotoria do Torcedor do Ministério Público; o Cel. Carlos Alberto Andrade, sub-Comandante Geral da Brigada Militar, acompanhado do capitão Pietro; a delegada Patricia Tolotti, da Polícia Civil; a comissária Ivonete Carvalho, do departamento do grupo de vulneráveis da Polícia Civil; José Luiz Barbosa, representando o prefeito de Cachoeirinha Miki Breier (PSB), antes deputado e autor da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios a partir de 2008; e os deputados Elton Weber (PSB), Edson Brum (MDB), Jefferson Fernandes (PT), Frederico Antunes (PP), Ruy Irigaray (PSL), Airton Lima (PR), Tenente Coronel Zucco e Capitão Macedo, ambos PSL. A Federação Gaúcha de Futebol foi convidada mas não confirmou presença.

Texto: Raquel Quevedo / Foto: Ariel Pedone 

Comentários