Deputada Franciane Bayer participa da fundação do Instituto Pietro – Doe Medula



A deputada Franciane Bayer (PSB) integra o grupo de sócios fundadores do Instituto Pietro, instalado na noite dessa segunda-feira (18) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


Trabalhando em defesa da vida – um dos lemas do mandato -, a deputada sente-se honrada e feliz em apoiar a causa. “É com muito amor e entusiasmo que me associo a esta importante luta. Além do número de doadores cadastrados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), precisamos trabalhar para aumentar o número de leitos para os transplantes. O IPietro nasce com este compromisso: salvar vidas”.

O instituto, presidido pelo ex-deputado federal Beto Albuquerque, é resultado de uma luta que teve início em 2007, quando Pietro Albuquerque, filho do ex-deputado foi diagnosticado com Leucemia Mielóide Aguda. Pietro faleceu em 2009 e desde então Beto trabalha para aumentar o número de doadores de Medula Óssea cadastrados no REDOME e ajudar as famílias que passam pelo mesmo sofrimento. O primeiro passo foi a criação da Lei Pietro, que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece anualmente entre os dias 14 e 21 de dezembro. “O Instituto Pietro é realidade. Somos 55 associados fundadores. Um time que vai lutar pela vida, por mais doadores e transplantes de medula, mais pesquisa, apoio aos hospitais transplantadores, transplantados e familiares. Pietro estaria completando 30 anos e o Instituto é o nosso presente para ele. Sua perda se transformou na luta de muita gente”, destacou emocionado, o autor da iniciativa.

Um dos primeiros compromissos do Instituto Pietro será trabalhar para ampliar a Casa de Apoio do Hospital de Clínicas, que presta auxílio aos familiares de pacientes com câncer.

Diversas autoridades e pessoas ligadas a causa participaram do ato de fundação do IPietro, além da diretora-presidente do Hospital de Clínicas, Nadine Clausell, estiveram presentes o ministro substituto da Saúde, João Gabardo dos Reis, o ex-presidente do Redome, Luís Fernando Bouzas, o chefe de gabinete do Ministério Público, Júlio César de Melo, o coordenador do serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital Conceição, Marcelo Capra, a pesquisadora e doutora Lúcia Silla, deputados, secretários, prefeitos, vereadores, médicos, além de familiares, amigos e parceiros da luta pela doação e transplante de medula óssea.

Texto: Assessoria do gabinete da deputada Franciane Bayer c/ informações do Instituto Pietro / Foto: Raquel Quevedo

Comentários