Comissão de Defesa do Consumidor aprova audiência sobre fornecimento de energia elétrica no Interior


Na primeira reunião da Comissão Mista de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa da Assembleia Legislativa, ocorrida nesta quarta-feira (13), foi aprovado o requerimento do deputado estadual Elton Weber (PSB) para debater frequentes interrupções de energia elétrica que causam prejuízos a agricultores familiares e comunidades em diversas regiões do Estado. A demanda foi exposta em roteiros por municípios como Santa Cruz do Sul, Candelária e Santa Maria do Herval.


Os relatos indicam a demora de até oito dias para reestabelecimento do serviço em algumas localidades. Produtores de leite e agricultores donos de aviários são especialmente afetados. Segundo o deputado, quem tem condições financeiras está comprando geradores, mesmo assim, arca com altos custos com diesel para mantê-los funcionando.

A data e o local da audiência serão definidos nos próximos dias. O debate poderá ocorrer de forma conjunta com uma audiência sobre o mesmo tema protocolada na Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo pelo deputado Edson Brum (MDB). “O problema é recorrente, temos redes antigas, postes de madeira, déficit de equipes de manutenção, baixa capacidade de investimento das empresas e serviços de 0800 ineficientes”, enumerou Weber, presidente da Comissão Mista de Defesa do Consumidor.

A Comissão aprovou ainda outros dois requerimentos de audiência pública, um para debater a falta de água no bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre e outra para discutir o novo sistema de emplacamento de veículos e suas implicações. Antes da audiência, que está agendada para o dia 27 de março, uma comissão irá a Brasília buscar mais informações.

Texto: Patricia Meira / Foto: Guerreiro

Comentários