Frencoop-RS retoma atividades com mobilização de deputados e senadores


Com presenças confirmadas de parlamentares da Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e do Senado, a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do RS (Frencoop-RS) retoma o trabalho na segunda-feira (18). Será a primeira atividade após a reativação da Frencoop-RS, que continuará a ser presidida pelo deputado Elton Weber (PSB). Mais de 50 lideranças cooperativistas devem participar do encontro, organizado em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop-RS.



De acordo com o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop-RS, Vergilio Perius, o projeto de lei que ameaça o Sistema S no país é a principal preocupação. Em tramitação no Congresso Nacional, o PL 10.372/2018 propõe retirar 25% dos recursos do sistema para destinar ao Fundo Nacional de Segurança Pública, atingindo, entre outros, o Sescoop.

De acordo com Perius, o corte atingiria, por exemplo, ações de formação e capacitação profissional que beneficiaram mais de 38 mil pessoas somente em 2018, além de programas de promoção social, como o Aprendiz Cooperativo do Campo, que formou 17 mil jovens nos últimos dez anos.

Presidente da Frencoop-RS, o deputado Elton Weber enfatiza que a articulação entre deputados estaduais e federais será fundamental para impedir o avanço do projeto em Brasília. “Temos que estar afinados, mobilizar todos os partidos, mostrar o impacto deste corte sobre programas e ações voltados para a sociedade.”

Serviço:

O quê: Café da manhã do cooperativismo
Quando: 18/2/2019
Horário: 8h
Local: Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa

Texto: Patricia Meira / Foto: Divulgação

Comentários