PARLAMENTO 2019 - Franciane Bayer (PSB) 



Franciane Bayer Muller, 31 anos (9/10/87)), conquistou seu primeiro mandato de deputada estadual. Natural de Santa Maria, é bacharel em Direito, casada, mãe e cristã. Tem o compromisso de atuar alinhada aos princípios da fé, da família e da vida, e pretende dar continuidade ao trabalho da irmã, a pastora e deputada estadual Liziane Bayer, eleita em 2018 para uma vaga na Câmara dos Deputados, e a quem considera uma referência de liderança feminina na sociedade e na política. 
Além dos princípios cristãos e da família, Franciane defenderá pautas referentes à saúde da mulher, trânsito seguro, empreendedorismo, educação e sustentabilidade. Ela defende uma política anticorrupção, voltada para o desenvolvimento e valorização do ser humano. “Ainda não construímos nenhum projeto específico. Vamos dar continuidade às pautas e bandeiras que já vêm sendo tratadas pelo mandato da Liziane. Ao mesmo tempo, vamos iniciar a discussão sobre as primeiras iniciativas legislativas que desencadearemos”, anuncia a parlamentar eleita.

Uma das propostas das irmã, que não chegou a ser votada na atual legislatura e que poderá ser recuperada por Franciane, é o Projeto de Lei 323/2015, que trata da legislação referente a pessoas com deficiência.

Franciane demonstra otimismo em relação ao cenário que se desenha no Rio Grande do Sul e no Brasil com a eleição de Eduardo Leite e Jair Bolsonaro. “O Rio Grande e o Brasil têm tudo para avançar. Além da eleição do novo governador e do novo presidente, houve uma grande renovação na Assembleia Legislativa e na Câmara. Acredito que esta energia produzirá avanços lá e aqui”, aponta.

Franciane fez 40.317 votos. As maiores votações ocorreram em Porto Alegre (3.834 votos), Caxias do Sul (1.812 votos), São Pedro do Sul (1.585 votos) e Pelotas (1.399 votos).

Texto: Olga Arnt